segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Quais são as desvantagens do uso do piso de granito?

O granito, utilizado em decoração de ambientes, é versátil e bonito. Prova disso, é seu uso em decorações, construções e afins, sempre agregando beleza e estilo aos ambientes. Rival direto do mármore apresenta vantagens incontestáveis, se comparado com esse.

Um exemplo recorrente de bom emprego do mineral é o piso de granito. Para formar as placas que serão instaladas no assoalho de residências e/ou empresas, a rocha deverá primeiramente ser cortada, para a seguir ser polida – é nesse momento que passa a contar com o brilho especial – e selada – o que garante melhor durabilidade, ao contato com substâncias que porventura pudessem causar danos à estrutura dessa pedra, afetando sua beleza.
Outro grande motivo para o amplo emprego do granito é o fato de não estar disponível somente em uma cor, mas sim em uma diversidade – desde metálicos, passando por branco, vermelho, até nuances mais escuras – o que permite ao comprador concretizar suas ideias sobre um ambiente, o mais criativas que possam ser.

Entretanto, fica a pergunta: o granito é só vantagem? A resposta para isso é: não, exatamente; há algumas desvantagens no emprego desse item, que podem deixar alguns consumidores em dúvida a respeito de utilizá-lo como opção para sua construção. A seguir, apresentaremos alguns desses principais aspectos desvantajosos a respeito do granito. Acompanhe:
·         Rachaduras
Você quer um produto resistente a impactos e rachaduras? Possivelmente o granito não deverá ser sua opção. Isso porque não apresenta tanta resistência, quanto materiais como, por exemplo, o concreto. Caso sejam afetadas apenas pequenas áreas, após um acidente, uma cola epóxi poderá dar conta da recuperação. Contudo, se um espaço maior sofrer a avaria, a recuperação é praticamente descartada, pois se trata de procedimento complexo e muito caro, que só poderá ser feito por especialistas.
Ainda assim, a rachadura não ficará invisível e a “emenda” da recuperação ficará visível.
·         Preços
Um material como o granito é, sem sombra de dúvidas, muito caro. Sobretudo, ao se fazer uma simples cotação e compará-lo a outros tipos de piso. Esse fato é motivado porque o granito é natural, sem contar em seu grande peso e alta densidade. Assim, de saída, as fabricantes produtos com granito já devem ter maior investimento para transportar sua mercadoria, o que será repassado para o consumidor final.
Não é o tipo de elemento de corte simples – justamente por causa de sua referida densidade – o que também onera o processo, mesmo porque, caso uma peça trinque ou quebre ao longo desse procedimento, deverá ser substituída por uma nova, ou passar por reparos específicos – igualmente dispendiosos à empresa. Em suma, são muitas etapas dentro do processo de fabricação do piso de granito e isso leva a um preço final sempre elevado;
·         Rigidez
A dureza do granito é outro item, tido como negativo por alguns usuários. Tal questão se evidencia, porque pode ser desconfortável caminhar sobre esse tipo de piso, para algumas pessoas, com fragilidade nas articulações de pernas e pés, pela pressão que exerce. Para minimizar a sensação, tapetes poderão cobrir o piso, pois ajudarão a suavizar tal efeito.
·         Derrapagem
Um outro procedimento que deve ser levado em conta ao instalar o piso à base de granito é o uso de alguma substância antiderrapante, haja vista que prevenirá escorregões e deslizamentos, aumentando a segurança em seu uso. Esse é mais um gasto, ao qual o proprietário deve ficar atento, quando adquirir o piso.

·         Temperatura
O piso de granito tem a tendência a se mostrar sempre frio, o que deve ser evitado para localidades bem frias, pois será mais uma fonte de resfriamento para o ambiente. Pode, por essa razão, oferecer um contato desagradável à pele, já que o corpo humano é fonte de calor. Nesse caso, portanto, o granito precisa receber aquecimento nessas regiões de temperatura mais baixa.
·         Limpeza
Embora receba seladores, para criar uma barreira contra agressões, se o piso de granito entrar em contato, repetidamente, com elementos ácidos, deverá haver desgastes da superfície, uma vez que essas substâncias são capazes de remover tanto o verniz quanto o próprio selador, manchando o granito. Portanto, polimento constante e limpeza são muito recomendados.
Esses são alguns dos principais elementos que podem ser tidos como desvantagens para o uso de granito. Por isso, reflita muito antes de escolher qual tipo de piso, de fato, é o melhor para seu ambiente, de acordo com o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário