quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Qual é a diferença entre mármore e granito?

Na hora de construir uma casa, diversos materiais precisam ser pensados para que, além de bonita esteticamente, ela tenha “a sua cara”, o que é muito importante. Diante de tantas coisas a serem escolhidas, muitas delas com diversas opções, acabamos que não conhecemos todas elas e, no futuro, podemos sofrer algumas consequências por termos feito a opção errada.
Uma das pedras que mais se usa hoje em casas e apartamentos são os mármores e os granitos. Mas você saberia dizer se existe alguma diferença entre essas duas pedras? Saberia explicar o porquê de uma ser melhor para um cômodo da casa do que a outra? Se você ainda desconhece, não se preocupe, estamos aqui para ter explicar.

O mármore é uma rocha metamórfica, ou seja: ela é formada por transformações tanto físicas quanto químicas de outras rochas. Ela é muito utilizada em construção civil pelo fato de ser uma pedra com diversas cores e texturas. Porém, comercialmente não é fácil identificar o que realmente é mármore, pois as lojas acabam por considerar que mármore é toda pedra que pode passar pelo processo de polimento.
Enquanto isso, o granito é uma rocha ígnea, o que significa que ela é oriunda da consolidação devida ao magma derretido ou então derretido parcialmente. Esse tipo de rocha, um dos três principais existentes, possui um mineral chamado Feldspato, que é um dos responsáveis por dar diferentes cores ao granito, inclusive o vermelho.
Depois dessa rápida explicação você deve estar se perguntando: mas o que isso tem haver na hora de escolher um dos dois para a minha casa? A questão é por suas composições, algumas atividades com essas pedras não é aconselhável. O mármore, por exemplo, não é recomendado para ambientes externos sem proteção contra os raios solares. Outra restrição é contra locais de muita umidade, ou seja: pias de cozinha com mármore não é uma boa ideia, já que ele possui em grau de absorção de líquidos de nível médio para alto.
Se isso pode pesar contra o mármore na hora da escolha, o mesmo não acontece com o granito, que tem um poder de absorção baixo de líquido, não havendo problemas caso seja usado em pias ou em outras superfícies que terá muita umidade. Outro ponto bom do granito é que ele pode ser utilizado tanto na área interna da casa quanto na área externa, mesmo que ela não tenha proteção contra os raios solares.
O mármore ainda possui alguns outros problemas como a baixa resistência aos impactos e  ao desgaste natural, o que não acontece com o granito, que tem boa avaliação para esses casos.

Cuidados necessários
Independente da escolha é necessário tomar alguns cuidados para que essas rochas naturais não percam a beleza com o passar do tempo.
Um problema comum são as manchas. Ambas não são resistentes a marcas como as de café, azeite, vinagre etc. Para limpar não é necessária a utilização de materiais de limpeza, na verdade, eles são até contraindicados. O que os especialistas recomendam é o uso de pano umedecido com água e um pouco de detergente. Também não deve-se usar produtos abrasivos, que são aqueles que podem desgastar ou polir a pedra.
Agora você já conhece um pouco sobre a diferença entre o mármore e o granito e, com isso, pode evitar erros na hora de escolher determinada pedra para determinado cômodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário